Superdotação

O livro Ele é Superdotado, e daí?  foi lançado em agosto de 2014.

Nessa época descobri nas altas habilidades/superdotação uma nova fonte de estudos.

Ao escrever o livro, minha intenção era expor as dificuldades enfrentadas pelo meu filho durante sua vida escolar e a grande fragilidade do nosso sistema educacional de ensino, o qual evidencia a resistência que muitos educadores/profissionais apresentam ao lidar com a criança portadora de altas habilidades/superdotação.

Dessa forma, quis contribuir para o despertar de um novo olhar com relação à forma singular de aprendizagem dessas crianças, evitando assim as adversidades existentes por parte da sociedade àqueles que apresentam um talento diferenciado.

Galeria

Ele É Superdotado, E Dai?

Trata-se de um livro com relatos do que vivi com meu filho pelas escolas por onde passou ao longo de sua vida escolar. Faço um convite aos leitores para uma reflexão sobre o nosso atual sistema de ensino, o qual desperdiça talentos por não considerar a forma diferenciada de aprendizagem das crianças com Altas Habilidades/Superdotação.

Depoimentos

 Claudia, PARABÉNS! Entre gargalhadas acompanhadas de lágrimas e lágrimas despidas de qualquer humor, me envolvi com sua sensibilidade transposta por sua carinhosa e preciosa escrita nesse livro!
Ainda que enriquecedora a jornada do Felipe, que nos traz um misto de afeto e angústia, e nos ensina lições sobre a nossa própria humanidade, é preciso também reconhecer a beleza das investidas familiares em todo o processo e o esforço para reconhecer o “outro” na sua especificidade (tarefa admirável e árdua!). E ainda, no aspecto macro, necessário ressaltar uma espécie de “revolta” com o que vemos em nosso “sistema educacional”, marcado antes por “grades” curriculares do que por jardins para o autoconhecimento. Que o Fe, desenclausurado das GRADES, possa significar o diagnóstico a fim de voar rumo ao que lhe fará acima de tudo, FELIZ!!!

CR – Sao Paulo – SP

 Que livro, minha gente! Emocionante ler os relatos dessa mãe e perceber o tamanho do desafio enfrentado até o diagnóstico correto. A primeira abordagem sempre é hiperatividade e a solução é sempre a ritalina… Triste. Por isso, a importância de aprendermos sobre esses alunos, para que não se perca grandes potencialidades e, principalmente, para que não haja exclusão ao invés de inclusão. Sempre lutarei por essa causa.

AK – SANTA MARIA – RS

Que delícia de livro! Poder saber e aprender com ele e, mais ainda: saber que estávamos pertinho enquanto tudo isso acontecia… PARABÉNS pela iniciativa, coragem e determinação!
Confesso que estou assustada com o atual sistema de ensino brasileiro que se parece, de fato, tão fechado a desenvolver e proporcionar a aprendizagem dessas crianças com tanto potencial. Parece uma fabriquinha de pessoas destinadas a limitados conteúdos e, claro, ao vestibular. Estou também preocupada com toda essa “seleção de alunos” pelo qual passam os pais e crianças todo início de ano nessas escolas de SP.
Bom, tenho que dizer que ADOREI o capítulo “Felipices”, de longe: O MELHOR! Ri alto em alguns momentos. Aquele da alcachofra – SENSACIONAL!!!
Procurarei saber mais sobre Superdotação através dos artigos que você cita, especialmente aqueles de Renzulli.

CS – SAO PAULO – SP

 Muito bom seu livro. Estou utilizando o capítulo à parte para reflexão nas minhas turmas de pós. Já indiquei também para leitura no naah/s aqui de Macapá.
Parabéns pela iniciativa e por nos fazer perceber o quanto precisamos aprimorar nossos passos na escola. Precisamos olhar e fazer intervenções positivas. Não basta apenas observar. Parabéns ao Felipe!! Que um dia a escola o entenda. Costumo dizer que a educação levou um puxão de orelha por você e pelo filhão.

PG – MACAPÁ – AP

Eventos e Participações

Fevereiro 2023
Brasil
Lançamento da 2a. edição do Livro ELE É SUPERDOTADO, E DAÍ?
Outubro 2022
Brasil
Participação no Café com Superdotação promovido pela Psicóloga Roberta Vasconcellos
Setembro 2022
Brasil
Participação na IX Jornada de Formação e II Jornada de Formação Internacional em AH/SD do Clube da Aprendizagem
Abril 2022
Brasil
Participação na VII Jornada de Formação em AH/SD do Clube da Aprendizagem
Junho 2019
Curitiba
 Palestra realizada no INODAP (Instituto para Otimização da Aprendizagem)
2017
São Carlos
 Participação no livro “Altas Habilidades/Superdotação – Temas para Pesquisa e Discussão” – com o capítulo “Família e Filhos Superdotados”- lançado pela Editora EduFSCar – Universidade Federal de São Carlos
Novembro 2015
São Carlos
 Palestrante no “I Seminário de Altas Habilidades: Disseminando Conhecimentos e Práticas” na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Abril 2015
Curitiba
Participação no Workshop sobre Altas Habilidades/Superdotação realizado pelo INODAP (Instituto para Otimização da Aprendizagem)
Abril 2015
Curitiba
 Lançamento do livro “Ele é Superdotado, e daí?” no INODAP
Novembro 2014
Foz do Iguaçu
Participação no II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação e no VI Encontro Nacional do ConBraSD
Outubro 2014
ABC Paulista
Artigo para a revista Farol da Educação (Crônica do Saber) – “Como lidar com os portadores de altas habilidades”
Agosto 2014
São Paulo
Participação na Bienal Internacional do livro de São Paulo
Agosto 2014
São Paulo
Lançamento do livro “Ele é Superdotado, e daí?” pela Editora AllPrint na Livraria Cultura do Shopping Market Place

Artigos

Como lidar com os portadores de Altas Habilidades

Logo após o lançamento do livro, um antigo colega de trabalho, Eduardo Ritschel, me convidou para escrever um artigo para ...