O livro Ele é Superdotado, e daí? foi lançado em agosto de 2014.
Nessa época descobri nas altas habilidades/superdotação uma nova fonte de estudos.
Ao escrever o livro, minha intenção era expor as dificuldades enfrentadas pelo meu filho durante sua vida escolar e a grande fragilidade do nosso sistema educacional de ensino, o qual evidencia a resistência que muitos educadores/profissionais apresentam ao lidar com a criança portadora de altas habilidades/superdotação.
Dessa forma, quis contribuir para o despertar de um novo olhar com relação à forma singular de aprendizagem dessas crianças, evitando assim as adversidades existentes por parte da sociedade àqueles que apresentam um talento diferenciado.
Galeria
Noite de autógrafos
Noite de autógrafos
Participação na Bienal do Livro em São Paulo – com Flavia Tozzini Barretto
Noite de autógrafos com Maria Lúcia Prado Sabatella
Participação no II Congresso Internacional de Superdotação e Altas Habilidades em Foz do Iguaçu com Soraia Napoleão Freitas
Em exposição na Livraria Cultura em São Paulo
Palestra no INODAP – Curitiba – Junho 2019
Palestra na Universidade Federal de São Carlos
Com Gilberto Dimenstein
Com o saudoso e querido Prof. Aércio Lombardi
Com René Schubert e Isabella Sprovieri
Participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Participação no livro da UFSCar com o capítulo “Familia”
Trata-se de um livro com relatos do que vivi com meu filho pelas escolas por onde passou ao longo de sua vida escolar. Faço um convite aos leitores para uma reflexão sobre o nosso atual sistema de ensino, o qual desperdiça talentos por não considerar a forma diferenciada de aprendizagem das crianças com Altas Habilidades/Superdotação.
Claudia, PARABÉNS! Entre gargalhadas acompanhadas de lágrimas e lágrimas despidas de qualquer humor, me envolvi com sua sensibilidade transposta por sua carinhosa e preciosa escrita nesse livro!
Ainda que enriquecedora a jornada do Felipe, que nos traz um misto de afeto e angústia, e nos ensina lições sobre a nossa própria humanidade, é preciso também reconhecer a beleza das investidas familiares em todo o processo e o esforço para reconhecer o “outro” na sua especificidade (tarefa admirável e árdua!). E ainda, no aspecto macro, necessário ressaltar uma espécie de “revolta” com o que vemos em nosso “sistema educacional”, marcado antes por “grades” curriculares do que por jardins para o autoconhecimento. Que o Fe, desenclausurado das GRADES, possa significar o diagnóstico a fim de voar rumo ao que lhe fará acima de tudo, FELIZ!!! ”
CR – Sao Paulo – SP
Que livro, minha gente! Emocionante ler os relatos dessa mãe e perceber o tamanho do desafio enfrentado até o diagnóstico correto. A primeira abordagem sempre é hiperatividade e a solução é sempre a ritalina… Triste. Por isso, a importância de aprendermos sobre esses alunos, para que não se perca grandes potencialidades e, principalmente, para que não haja exclusão ao invés de inclusão. Sempre lutarei por essa causa. ”
AK – SANTA MARIA – RS
Que delícia de livro! Poder saber e aprender com ele e, mais ainda: saber que estávamos pertinho enquanto tudo isso acontecia… PARABÉNS pela iniciativa, coragem e determinação!
Confesso que estou assustada com o atual sistema de ensino brasileiro que se parece, de fato, tão fechado a desenvolver e proporcionar a aprendizagem dessas crianças com tanto potencial. Parece uma fabriquinha de pessoas destinadas a limitados conteúdos e, claro, ao vestibular. Estou também preocupada com toda essa “seleção de alunos” pelo qual passam os pais e crianças todo início de ano nessas escolas de SP.
Bom, tenho que dizer que ADOREI o capítulo “Felipices”, de longe: O MELHOR! Ri alto em alguns momentos. Aquele da alcachofra – SENSACIONAL!!!
Procurarei saber mais sobre Superdotação através dos artigos que você cita, especialmente aqueles de Renzulli. ”
CS – SAO PAULO – SP
Muito bom seu livro. Estou utilizando o capítulo à parte para reflexão nas minhas turmas de pós. Já indiquei também para leitura no naah/s aqui de Macapá.
Parabéns pela iniciativa e por nos fazer perceber o quanto precisamos aprimorar nossos passos na escola. Precisamos olhar e fazer intervenções positivas. Não basta apenas observar. Parabéns ao Felipe!! Que um dia a escola o entenda. Costumo dizer que a educação levou um puxão de orelha por você e pelo filhão.”
PG – MACAPÁ – AP
Eventos e Participações
Fevereiro 2023
Brasil
Lançamento da 2a. edição do Livro ELE É SUPERDOTADO, E DAÍ?
Outubro 2022
Brasil
Participação no Café com Superdotação promovido pela Psicóloga Roberta Vasconcellos
Setembro 2022
Brasil
Participação na IX Jornada de Formação e II Jornada de Formação Internacional em AH/SD do Clube da Aprendizagem
Abril 2022
Brasil
Participação na VII Jornada de Formação em AH/SD do Clube da Aprendizagem
Junho 2019
Curitiba
Palestra realizada no INODAP (Instituto para Otimização da Aprendizagem)
2017
São Carlos
Participação no livro “Altas Habilidades/Superdotação – Temas para Pesquisa e Discussão” – com o capítulo “Família e Filhos Superdotados”- lançado pela Editora EduFSCar – Universidade Federal de São Carlos
Novembro 2015
São Carlos
Palestrante no “I Seminário de Altas Habilidades: Disseminando Conhecimentos e Práticas” na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Abril 2015
Curitiba
Participação no Workshop sobre Altas Habilidades/Superdotação realizado pelo INODAP (Instituto para Otimização da Aprendizagem)
Abril 2015
Curitiba
Lançamento do livro “Ele é Superdotado, e daí?” no INODAP
Novembro 2014
Foz do Iguaçu
Participação no II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação e no VI Encontro Nacional do ConBraSD
Outubro 2014
ABC Paulista
Artigo para a revista Farol da Educação (Crônica do Saber) – “Como lidar com os portadores de altas habilidades”
Agosto 2014
São Paulo
Participação na Bienal Internacional do livro de São Paulo
Agosto 2014
São Paulo
Lançamento do livro “Ele é Superdotado, e daí?” pela Editora AllPrint na Livraria Cultura do Shopping Market Place