Livros

Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém – Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós

por Lori Gottlieb

Lori Gottlieb é uma psicoterapeuta norte-americana que vive e atende em Los Angeles. Seu livro tornou-se um fenômeno de vendas ao desvendar com detalhes tanto a sua experiência pessoal quanto a de seus pacientes, mostrando para os leitores diversos conflitos, angústias e mistérios pelos quais o ser humano pode passar ao longo da vida. Há muita sensibilidade em sua narrativa e seu relato é genuíno.
Lori nos conta a história de quatro pacientes com questões distintas e também sua própria experiência em busca de amparo como paciente. São cenários de vulnerabilidade e é nesse momento que tomamos consciência de situações de fragilidade como o luto, o vício, o suicídio e a finitude.
Interessante também conhecer como trabalham os terapeutas. A terapia ainda é um tabu para muitas pessoas e a autora nos mostra a importância de um processo de autoconhecimento. Como ela mesma pontua: “A maioria das grandes transformações resulta de centenas de pequenos passos, quase imperceptíveis, que damos ao longo do caminho”.
Ainda hoje muitas pessoas relutam em buscar a ajuda de um terapeuta, talvez por medo, culpa ou até sofrimento intenso, mas neste livro percebemos que a resposta para muitos dos nossos conflitos pode estar nesse suporte cuidadoso e atencioso. Somos capazes, sim, de mudar nossas vidas: “Sempre existe uma saída, desde que estejamos dispostos a vê-la”.
A leitura do livro flui de forma agradável, com uma escrita minuciosa e convidativa, fazendo sempre referência a teorias e nomes importantes do mundo da Psicologia. Livro que vale a pena.

“A natureza da vida é a mudança, e a natureza das pessoas é resistir à mudança”.